Descubre mais…
Blog
Dicas que podem mudar a tua alimentação
Pré-treino - cuidados a ter
Sabes o que deves ingerir antes do treino? Este artigo é para ti!
A refeição do pré-treino é qualquer refeição que antecede o treino! Ou seja, pode ser um pequeno-almoço, almoço ou lanche, tudo depende da hora a que o treino se vai realizar. E os cuidados a ter nesta refeição dependem maioritariamente do período que passa entre a refeição e o treino em si.
Sabemos que quanto menor for a distância entre o pré-treino e o treino:
1️⃣ Menos volumosa deve ser a refeição, de forma a facilitar o processo digestivo;
2️⃣ Maior prioridade se deve dar aos alimentos fornecedores de hidratos de carbono. Se numa refeição feita 1h30 ou 2h antes do treino faz sentido juntar alguma proteína e/ou gordura, nas refeições realizadas mais perto do treino tal não acontece. A adição deste tipo de alimentos pode atrasar a digestão e causar indisposição durante o treino.
3️⃣ Mais simples devem ser os hidratos de carbono que consumimos. Os hidratos de carbono simples (presentes na forma de açúcar) são absorvidos mais rapidamente e
ficam disponíveis para serem usados como energia.
Exemplos:
– Refeição pré-treino 3h a 2h30 antes: frango com arroz, legumes e fruta ou, iogurtes com fruta, granola e frutos secos, ou ainda páo com ovo e abacate acompanhado de fruta.
– Refeição pré-treino 2h a 1h30 antes: papas de aveia com fruta ou, pão com queijo fresco e fruta, ou ainda um batido de iogurte e fruta com marinheiras.
– Refeição pré-treino 30 minutos antes: tortita de arroz com banana ou, uma saqueta de fruta, ou ainda uma tosta de trigo com compota sem açucar.
Claro que tudo isto são indicações gerais, o melhor pré-treino deve sempre ser adaptado a cada pessoa de acordo com os seus gostos, tolerância alimentar e objetivos.